Duas das minhas características prediletas são a observação e a imaginação. Elas podem proporcionar, quando utilizadas com inteligência, ferramentas incríveis para desenvolver as nossas habilidades pessoais e profissionais.
Ao longo de uma década e meia, saí de uma fase, digamos, de formação, para a fase madura e adulta. Nessa fase, formei-me em Direito, tornei-me advogado trabalhista e professor universitário.
O mundo universitário é um grande laboratório, que associado à vida do advogado, quando bem analisado, pode proporcionar verdadeiros espetáculos a serem observados, e de forma criativa, desenvolver e aperfeiçoar ferramentas incríveis no alcance de seus objetivos.
Recordo-me de minha mentora à época da faculdade, que sempre falava uma frase: “O bom profissional lê até papel higiênico…”. Essa metáfora vinha sempre acompanhada de uma grande reflexão, quando completava dizendo:“O profissional se torna melhor a cada dia, principalmente, quando aprender a observar o mundo à sua volta”.
Para um advogado preparado, a leitura é mais do que fundamental, mas não apenas daquilo que é necessário para os processos, mas para a vida. Para o professor universitário, não podemos nem discutir… Este precisa, em pleno século XXI, conhecer os seres humanos.
Uma das grandes ferramentas para o desenvolvimento pessoal e profissional é colocar-se fora da zona de conforto. O que dizer de iniciar uma carreira na advocacia e na docência com nada menos do que vinte e três anos? Desafiador, não é?
Iniciando essa fase, coloquei em prática a ferramenta de observar o mundo à minha volta. A cada novo desafio, realizava minhas anotações da forma mais rica possível, extraindo e registrando detalhes, nomes, trejeitos e tudo que você possa imaginar.
Com o passar dos anos, refiz a leitura e aperfeiçoei minhas estratégias na leitura de pessoas, que consiste em compreender o outro, sem lhe perguntar nada, apenas observando-o. Os resultados foram surpreendentes.
Em uma obra diferenciada e criativa, elaborada há cerca de uma década, reúno os melhores casos da vida apaixonada do advogado trabalhista e do professor universitário. Porém, não falaremos aos juristas ou simplesmente amantes do Direito, mas sim com pessoas reais, que possuem dúvidas de como funciona o teatro da vida real.
Reproduzir histórias de sucesso e de fracasso, vivenciadas em um ambiente de compromisso com a verdade, a Justiça e o respeito, não alteram o sentimento de prazer ao realizar a leitura leve e descontraída dos verdadeiros caminhos trilhados com muita garra e vontade.
A forma teatral escolhida serve como pretexto diante da paixão pela profissão, para que assim todas as histórias se eternizem, mesmo após as cortinas se fecharem.
A vida jurídica contada como uma peça de teatro é a primeira obra a reunir observação, imaginação, embasada em casos reais.
Ainda sem data para o seu lançamento, é um livro repleto de histórias incríveis! Como tal, merece leitores especiais como vocês.
Prof. MSc. Leandro Cleto Righetto
Especialista em Direito e Processo do Trabalho
Advogado Trabalhista
Palestrante e escritor
Deixe um comentário